Estas grades são adequadas a todo o tipo de montras comerciais, desaconselhando-se a sua aplicação onde os artigos possam passar por dentro dos rectângulos, que medem sensivelmente 380 mm x 120mm.
Construídas em tubo de aço galvanizado de 18mm de diâmetro e por bielas metálicas de modo a criar uma malha similar às tijoleiras.
São constituídas por perfis articuláveis que deslizam na vertical em calhas de forma U fixas lateralmente ao vão através de buchas e parafusos, auxiliados por molas de aço no topo.
Estas grades quando abertas, formam um rolo no topo protegido por uma caixa em chapa
de aço quinada em forma de U ou em L. Em alguns casos especiais, são também utilizadas bandeiras.
Toda a grade é em aço galvanizado e a pintura é termo lacado a poliéster a uma cor RAL à escolha do cliente.
Estas grades contêm uma régua, que é a peça encarregue de receber a parte de segurança da porta, perfilada em chapa de aço galvanizado de 3 mm é lhe colocada uma fechadura com canhão tipo cofre para accionar duas trancas laterais em barra de aço de 20x8 mm, efectuando assim o fecho da porta.
O movimento da porta é efectuado na vertical, dentro de duas calhas laterais perfiladas em chapa de aço galvanizado de 2 mm de espessura, e auxiliada por um “veio” na parte superior.
O veio é responsável pelo equilíbrio da porta. É composto por um tubo de aço galvanizado e tambores com molas em fita de aço temperado. O seu diâmetro e a quantidade de tambores e molas a aplicar depende do peso da porta. É no veio também que se aplica o motor central.
As portas de enrolar podem ser:
- Manuais, ou seja accionadas manualmente sem qualquer auxílio eléctrico;
- Automáticas, quando o motor tem accionamento directo;